A partir de 1 de março de 2022, milhares de trabalhadores que atuam na construção da fábrica Suzano vão ter os salários reajustados em 11%. O índice foi definido em Assembleia com os trabalhadores na terça-feira, 29/03, no canteiro de obras em Ribas do Rio Pardo. Agora,  a Federação dos Trabalhadores na Construção Civil (FETRICOM-MS) e o Sindicado dos Trabalhadores na Construção Pesada (SINTICOP-MS) assinarão o Acordo Coletivo com as empresas que atuam na construção da fábrica. 

 

Além do reajuste, o valor do Vale Alimentação será reajustado, passa de R$ 200,00 para R$ 350,00. Também faz parte do Acordo Coletivo o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados, que passa de meio salário nominal para um salário nominal.

 

"Conseguimos um índice de reajuste acima da inflação o que reflete em ganho real para os trabalhadores. Além disso, conseguimos 75% de aumento no Vale Alimentação, e dobramos o valor de participação na PLR. Esse Acordo Coletivo só foi possível porque estamos acompanhando a situação dos trabalhadores desde o início da obra, conversando com a maioria deles. Boa parte veio de outros estados do Brasil e com estes reajustes vão poder ter condições de ajudar mais as famílias", explica o presidente da FETRICOM-MS, José Abelha.

 

A data-base da categoria é o mês de março. "Caso dê tempo das empresas computarem o reajuste, o salário já vem reajustado agora no início de abril, caso contrário as empresas pagarão o retroativo no início de maio", diz Abelha.